Diretora da Apia
Sofia Machado Rosa, 43 anos, mãe de 4 filhos, Mestre em Supervisão Pedagógica pela Escola Superior de Educação João de Deus, escola onde também se formou inicialmente como Docente do 1.º ciclo do Ensino Básico.
Durante 15 anos dedicou-se essencialmente à docência no 1.º ciclo do Ensino Básico, porém com uma passagem por diferentes instituições de ensino, nas quais teve o privilégio de interagir em diferentes realidades e com diferentes modelos pedagógicos.
Parte da sua atividade profissional é ocupada pela prestação de serviços de consultadoria pedagógica nas áreas da Supervisão, do planeamento e dos instrumentos de gestão pedagógica.
Adicionalmente é ainda formadora na área das ciências da educação, registada no conselho científico-pedagógico, estando apta a ministrar conteúdos de promoção e mediação da leitura, novo acordo ortográfico, envolvimento parental no ensino, dinamização das reuniões de pais, entre muitos outros.
Entre vários projetos que foi desenvolvendo destaca-se a implementação de uma biblioteca numa organização escolar e a dinamização do programa “Novelos de Leitura” com elevado impacto ao nível da comunidade escolar alargada.
Ao presente momento, e no âmbito do seu envolvimento na comunidade local, é um membro ativo numa Associação de Pais de uma escola pública onde mantém uma relação de parceria com os órgãos de gestão do agrupamento de escolas do Restelo.
Observa a vida e os relacionamentos humanos através de um prisma humanista e dialogante. Acredita na força da amabilidade e no reconhecimento da unicidade e originalidade de cada um, como ponto de partida da construção do projeto de vida.
Posiciona-se na função de agente educativo, como sendo uma pessoa rigorosa, construtora de pontes e de consensos democráticos, promotora de percursos de encontro e de excelência.
Pretende, enquanto docente, contribuir para uma arquitetura de Paz e elevação do conhecimento científico, como forma de empoderamento das pessoas, assumindo o risco e o erro como alavanca de superação de si e dos outros.
Considera ainda que o percurso educativo é um caminho fascinante, de prazer e de entrega à criança, que se repercute na mesma medida no adulto, através do encantamento daquilo que é o exercício de dar e receber sem limites.
A educadora Maria João e a educadora Ana Vieira integraram o curso ”Bússolas na Creche do século XXI”.
Um artigo que nos transporta para o interior, para a reflexão sobre o papel das pessoas ao serviço da educação.
Quando uma comunidade científico-pedagógica se junta e abre ao público uma reflexão sobre educação.
Aqui pode aceder à lista de perguntas que mais nos são colocadas.
Se depois de ler as nossas respostas continuar com duvidas, entre em contacto connosco.
Entidade Reguladora: Instituto da Segurança Social, I.P. Centro Distrital de Lisboa UDS/NRS – Unidade de Desenvolvimento Social/Núcleo de Respostas Sociais Av. 5 de Outubro, nº 175 1069-451 Lisboa
APIA - Associação de Proteção à Infância da Ajuda
© 2024 Todos os Direitos Reservados - Politica de Privacidade